Do Concilio Vaticano II ao Directorio Catequístico General ao Catechismo da Igreja Católica

Do Concilio Vaticano II ao Directorio Catequístico General ao Catechismo da Igreja Católica

 

Introduçâo
O novo Catecismo da Igreja Católica é a última intervençâo do Magistério em matèria de catequese e de educaçâo da fé e tem como referéncia imediata o Concilio Vaticano II. Foi o Sínodo Extraordinário, a vinte anos do Concilio, que o propos como sugestáo e prende-se com a preocupaçâo desse Sínodo de desenvolver e dar plenitude à actuaçâo integral do Concilio.

Por outro lado, foi mesmo o debate conciliar a «recusar» a ideia de um catecismo universal, feito, porventura, imediatamente após a conclusao do evento conciliar. Os Padres conciliares manifestaram-se, pelo contràrio, favoráveis a um directorio (cf. CD 44); o que foi prontamente realizado em 1971.

Estas très referencias delimitam o objecto pròprio desta pesquisa: recuperar a ideia de catequese desde o Concilio até ao Catecismo da Igreja Católica. Existem ligaçôes internas? Como se desenvolveu
a autoconsciéncia da Igreja-magistério neste campo táo vilal para a vida da Igreja?

 

L. Meddi, Do Concilio Vaticano II ao Directorio Catequístico General ao Catechismo da Igreja Católica, in Um dom para hoje. Estudos sobre o catecismo da Igreja Católica, Edições Paulistas, Lisboa 1993, 71-92.

Grazie per il tuo commento o comunicazione

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: