A tarefa missionària da familia na iniciagáo crista dos filhos

pastoral catequeticaA tarefa missionària da familia na iniciagáo crista dos filhos. Um modelo, in  Pastoral Catequética 13-14 (2017-2018) 39-40, 185-194

Em Itália, como em qualquer país de tradição cristã e de “cultura ocidental”, os processos iniciáticos e de socialização encontram-se modificados devido a alguns fenómenos sociais.1 Já não se desenvolvem de forma intergeracional, mas ao nível do grupo de pares, em que a transmissão de valores marginaliza a família e muitas vezes não ocorre ou ocorre de diferentes maneiras. Esta transmissão é marcada pela nova condição antropológica de subjetividade, liberdade e aprendizagem por experimentação. Modalidades que relativizam o modelo tradicional, centrado na autoridade de quem transmite, e acentuam a seleção e a aquisição horizontal desses valores.

Vedi

Il compito missionario della famiglia nella iniziazione cristiana dei ragazzi. Un modello.   Intervento al congresso della Equipe Européene de Catéchèse: La famille entre éducation chrétienne et proposition de la foi, Madrid 31 maggio-5 giugno 2017.

vedi anche: la tache missionnaire de la famille
la tarea misionera de la familia

Grazie per il tuo commento o comunicazione

%d blogger hanno fatto clic su Mi Piace per questo: